Juiz acusado pede férias ao TRF

São Paulo – O juiz federal João Carlos da Rocha Mattos afirmou ontem que entrou com um pedido de férias no Tribunal Regional Federal (TRF) por não ter “condições psicológicas para trabalhar”. Segundo ele, a intenção é sair de férias a partir de hoje por um período de 30 dias. Rocha Mattos é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de formação de quadrilha, falsidade ideológica, prevaricação e ameaça. As acusações também se estendem aos colegas Ali e Casem Mazloum.

Nesse período, ele vai se dedicar à defesa no caso deflagrado pela Operação Anaconda. A partir de investigações do MPF e da Polícia Federal (PF), oito pessoas foram presas na última quinta-feira suspeitas de participar de um esquema de vendas de sentenças judiciais. A mulher de Mattos, Norma Regina Emílio Cunha, está entre os presos.

O juiz espera receber a resposta sobre o pedido de férias até hoje. Desde que as acusações tornaram-se públicas, ele não despacha no tribunal. Segundo Mattos, a situação dele é diferente da dos colegas acusados. “Minha mulher está presa. É diferente.”

O pedido de férias de Rocha Mattos antecede definição do TRF sobre possível afastamento dos três juízes investigados pelo MPF. A Procuradoria da República pediu a instauração de um procedimento disciplinar no TRF contra os envolvidos. O tribunal ainda não se pronunciou sobre eventual afastamento dos juízes. Além disso, o MPF pediu ao desembargador federal do TRF e corregedor do órgão “correição especial” nas três varas dos juízes.

O juiz afirmou que a gravação em que Norma diz que ele “é quem rouba” se refere à vida privada do casal. O jornal O Estado de S. Paulo publicou uma reportagem ontem com trechos de um relatório da PF contendo conversas da mulher do juiz, gravadas por meio de escutas telefônicas. Na gravação, feita em outubro passado, Norma conversa com o agente da PF César Herman Rodriguez, que também está preso. De acordo com o jornal, Norma disse que “João Carlos faz as c… e quem é ameaçada de morte sou eu”.

Na conversa, Norma se refere a uma pessoa conhecida por Tucci.

Voltar ao topo