Jovem que morreu em voo estava com pneumonia, diz IML

A adolescente Jaqueline Ruas, de 15 anos, que faleceu na madrugada deste domingo, durante o voo de Orlando, nos Estados Unidos, para Guarulhos, na Grande São Paulo, estava com pneumonia, segundo exames feitos pelo Instituo Médico Legal (IML) de Guarulhos, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Segundo boletim de ocorrência, Jaqueline retornava de uma excursão de 12 dias em parques de Orlando, nos EUA, e morreu às 5h43, pouco antes de o voo 758W da Copa Airlines pousar no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos.

A adolescente começou a se sentir mal depois de uma escala no Panamá, na madrugada de hoje. Segundo o delegado Cristian Santana Lanfredi, a adolescente foi atendida por dois médicos que também eram passageiros e recebeu os procedimentos para reanimação, mas sem sucesso. Ao chegar ao aeroporto, a equipe médica da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) confirmou a morte da garota.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi acionada e designou uma profissional ao local, junto com outros dois profissionais federais, que removeram o corpo para o posto médico da Infraero.

O delegado solicitou buscas na bagagem da adolescente, onde foram encontrados e apreendidos medicamentos, não divulgados pela Secretaria. O corpo de Jaqueline foi levado para o IML de Guarulhos, onde foram feitos exames necroscópicos e toxicológicos, e foi constatada a pneumonia como causa da morte.

O caso foi registrado como morte suspeita e as investigações serão feitas pela Polícia Federal (PF). Em depoimento à polícia do aeroporto, uma das guias da excursão disse que a menina fez dois exames nos EUA e, segundo o delegado, lá ficou constatado que ela estava com pneumonia.

Voltar ao topo