Jovem domina uso de internet e celular no Brasil

Brasília – Um em cada cinco brasileiros com mais de 10 anos de idade teve acesso à internet em 2005. Em números absolutos, foram 32,1 milhões de pessoas que utilizaram a rede mundial de computadores no país, cerca de 21% da população.

Os dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fazem parte de um suplemento especial da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (Pnad 2005) sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no país.

Realizado em parceria com o Comitê Gestor da Internet, do governo federal, o levantamento traçou o perfil dos usuários de internet e telefone celular. Em relação à internet, o estudo mostrou que a maior proporção de usuários está entre os jovens: três de cada dez adolescentes, entre 15 e 17 anos de idade, utilizam o serviço, enquanto na faixa acima dos 40 anos o número de internautas cai para menos de um em cada 10.

A principal finalidade de acesso, segundo revelou a pesquisa, é a instrução, e mais de 40% dos usuários é estudante. Outros usos da internet apontados foram as operações bancárias ou financeiras, interação com autoridades públicas e compra de bens e serviços, concentradas em usuários com maior renda e nível de escolaridade.

Os brasileiros que mais acessaram a internet em 2005 moravam nos estados da Região Sudeste do país (26,3%), à frente dos usuários da Região Sul (25,6%), mas o Distrito Federal é o local em que foi registrado o maior índice de internautas – 41,1% da população acima de 10 anos estavam conectados em 2005.

Em relação ao uso do telefone celular, o levantamento do IBGE mostrou que 36,7% das pessoas com mais de 10 anos de idade possuíam o equipamento em 2005. A população com idade entre 25 e 29 anos é a que mais utiliza o serviço.

Voltar ao topo