José Dirceu pede paciência ao PMDB

Brasília – O ministro da Casa Civil, José Dirceu, disse ter reiterado à bancada peemedebista no Senado que o governo “precisa e necessita” do apoio do PMDB. “É muito importante esse apoio para o País e a aprovação das reformas e, particularmente, para a recuperação econômica”, afirmou ele ao deixar a residência do senador Luiz Otávio (PMDB-PA), onde almoçou com a bancada do PMDB no Senado.

O ministro José Dirceu reconheceu que há reclamações no PMDB de participação mais efetiva no governo. “Essa reclamação existe inclusive por parte do PT. Nós temos consciência que o governo precisa ampliar os foros de discussão, melhorar a circulação de informações e se articular com a Câmara e Senado. Vamos fazer um esforço nesse sentido”. Ele negou que durante o almoço com a bancada peemedebista tenham sido discutidos cargos no governo. “Mas está clara e certa a participação do PMDB no governo na primeira reforma ministerial”, afirmou .

Ressaltou, no entanto, que essa é uma decisão que cabe exclusivamente ao presidente da República. Sobre uma pergunta feita por um repórter, se ele não temia ter que enfrentar uma dieta como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo fato de participar de tantos cafés da manhã e almoços, José Dirceu respondeu brincando:” Quem sou eu para ser comparado ao presidente Lula”.

Enquanto isso, presidente do Senado, José Sarney (PMDB), disse no programa Bom Dia Brasil, que é “extremamente positivo” o balanço dos seis primeiros meses do governo Lula da Silva. “Todas as expectativas criadas na campanha pelos seus adversários, não se concretizaram. Ele conseguiu estabilizar a economia, os números macroeconômicos são muito bons, há uma confiança interna muito grande no presidente e há uma confiança externa extraordinária”. “O presidente Lula representa hoje na história do Brasil um passo com o qual nós concluímos o processo republicano levando um operário ao Poder.”

Voltar ao topo