Jornais internacionais repercutem onda de violência em SP

A onda de violência que atinge a região metropolitana de São Paulo há quase quatro semanas ganhou destaque em jornais internacionais nos últimos dias. Ao todo, já foram registrados 92 assassinatos de policiais, sendo que parte deles estava de folga durante os ataques.

No fim de semana, 31 pessoas foram mortas na Grande São Paulo. A maior parte dos casos tem autoria desconhecida. Outros ocorreram em troca de tiros com policiais e bandidos. As mortes foram ocorreram entre a noite de sexta e o início da noite de ontem. Nos finais de semana anteriores, as mortes chegaram a 12 e a 20.

Na maior parte dos casos, os criminosos estavam em motos ou carros quando atiraram em pessoas que passavam pela rua. Também há registro de ataques a ônibus. Na semana passada, um cobrador ficou gravemente ferido e colegas decidiram paralisar o atendimento à população em protesto.

O site da BBC destacou na última semana o acordo firmado entre o governo de São Paulo e do governo federal para tentar conter a onda que violência que atinge a região metropolitana de São Paulo, que já deixou mais de 90 policiais mortos.

A publicação destacou a “criação de um centro de inteligência conjunta, que irá coordenar o trabalho das forças de segurança estaduais e federais” e a transferência de prisioneiros para as prisões federais, que foram chamadas de “prisões mais seguras”, pelo site.

A BBC também lembrou a onda de violência ocorrida em 2006 promovida pela facção criminosa PCC. O site aponta que ocorreram motins em quase todas as prisões de São Paulo na ocasião para impedir transferências de presos.

O Miami Herald publicou anteontem dados sobre a onda de violência que atinge São Paulo. Segundo a publicação, ao menos, 140 pessoas foram assassinadas na cidade nas duas últimas semanas.

O jornal destaca ainda que as mortes começaram a aumentar “drasticamente” em setembro e destaca que já ultrapassou os 980 assassinatos nos nove primeiros meses do ano. “As vítimas incluem 90 policiais, a maioria deles a tiros enquanto estavam de folga”, destaca.

A publicação também citou o PCC e as ordens que a facção teria dado de dentro de presídios. Lembrou ainda a onda de violência ocorrida em 2006 e destacou os boatos de toques de recolher registrados nas últimas semanas em alguns pontos de São Paulo.

A reportagem cita as mortes dos últimos dias e os ataques contra o transporte público na cidade. Ela aponta que o início da onda de violência se deu em maio deste ano, quando a Rota (a tropa de elite da Polícia Militar) matou criminosos que se reuniram na zona leste de São Paulo.

A manifestação organizada ontem pelo arcebispo metropolitano, dom Odilo Pedro Scherer, e os toques de recolher em bairros, além da suspensão de missas em algumas igrejas também foram descritas na reportagem.

A matéria do site Internacional Business Times cita a criação do gabinete que vai integrar os governos estadual e federal para combater a violência em São Paulo.
O texto “Brasil aumenta segurança de São Paulo, após ações de fação criminosa” aponta as medidas apresentadas na semana passada para conter as ações criminosas no Estado, como a transferência de presos para penitenciárias de segurança máxima e o aumento do patrulhamento em portos, aeroportos e áreas de fronteira usada por traficantes.

Voltar ao topo