Jobim pode antecipar obra na pista principal de Cumbica

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, estuda antecipar as obras de recuperação da pista principal do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, trocando a operação tapa-buraco, prevista para começar na terça-feira, por um trabalho definitivo de recapeamento. A decisão deve ser tomada no início da semana que vem.

Na quarta-feira à noite, o ministro recebeu do presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, um estudo propondo a antecipação do recapeamento completo da pista, obra que seria feita em três etapas, com previsão de início no primeiro trimestre de 2008. Outra opção é manter a decisão de só consertar as rachaduras e, em março, após as chuvas, fechar a pista e reformá-la completamente.

Antes de decidir, Jobim pediu nova avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Ele quer saber se essa obra maior traria muitos transtornos ao aeroporto, no momento em que o governo está fazendo uma transferência de pelo menos 20% dos vôos de Congonhas para Guarulhos. Esses estudos podem ser entregues ao ministro hoje, devendo a avaliação ocorrer no fim de semana.

O presidente da Infraero defendeu ontem a realização da obra definitiva, a partir de agora, uma vez que já houve licitação para se fazer a reforma da pista e já há orçamento de R$ 11 milhões disponível. Caso o ministro decida pela recuperação total da pista, as obras podem ser iniciadas na segunda-feira.

Voltar ao topo