Jobim e companhias discutem solução para o espaço das aeronaves

  Antônio Cruz / ABr
Antônio Cruz / ABr

Jobim cobrou das companhias aéreas uma solução para o problema do espaço entre as poltronas assentos nos aviões.

Brasília – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, cobrou nesta segunda-feira (13) das companhias aéreas uma solução para o problema do espaço entre as poltronas assentos nos aviões, chamado tecnicamente de espaço vital. Após o encontro com representantes do Sindicato Nacional da Empresas Aeroviárias (Snea), não houve confirmação oficial sobre as decisões da reunião.

Em depoimento à CPI do Apagão Aéreo do Senado na última quarta-feira (8), Jobim reclamou do espaço reduzido entre as poltronas. Na ocasião, o ministro informou que determinou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que adotasse medidas para ampliar o espaço para cada passageiro, ?de forma que se respeite o usuário e não o interesse exclusivo da empresa".

Participaram da reunião com Nelson Jobim o diretor-presidente do Snea, José Márcio Monsão Mollo; o diretor-jurídico do sindicato, Geraldo Ribeiro Vieira; e o secretário-geral do conselho consultivo do Snea, Anchieta Hélsias. Eles deixaram o Ministério da Defesa sem falar com à imprensa.

De acordo com a assessoria do ministério, no encontro com os representantes do sindicato, que durou cerca de uma hora, o ministro pediu mudanças nos espaços das aeronaves e defendeu uma relação transparente entre as companhias aéreas e o governo, por entender que as empresas são parceiras no processo de melhoria da situação dos aeroportos brasileiros.

As empresas fizeram algumas reivindicações a Jobim, mas a assessoria do ministério não informou que pedidos foram feitos, apenas que o ministro recomendou às empresas que encaminhassem à pasta as fundamentações de cada reivindicação.

O Snea também se comprometeu a enviar ao ministro dois estudos, um sobre os aeroportos e outro da Universidade de Brasília (UnB) sobre a relação entre a aviação civil e o produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Essa foi a primeira reunião entre Jobim e as empresas desde que ele tomou posse, no dia 25 de julho. Às 17 horas será a vez de o ministro conversar com as médias empresas, representadas pela Associação Brasileira de Empresas de Transportes Aéreos Regionais.

De acordo com a assessoria do ministério, Nelson Jobim deve se pronunciar no final do dia sobre as duas reuniões.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.