Jefferson usa ?laranja? em seus negócios

São Paulo – O presidente do PTB, Roberto Jefferson, usa um sorveteiro como ?laranja?. A denúncia está na revista Época desta semana. Segundo a reportagem, Durval da Silva Monteiro, dono de uma sorveteria no Rio de Janeiro, é sócio de duas emissoras de rádio no litoral fluminense, mas diz que nunca recebeu um tostão. Monteiro foi motorista, segurança e funcionário do gabinete do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Antes, foi camelô na cidade de Três Rios, reduto eleitoral do presidente do PTB.

Durval afirmou que ganhou a Rádio Matozinho FM, de Três Rios, de presente do deputado. Jefferson, acusado de comandar um esquema de corrupção nos Correios, afirmou que seus únicos bens são uma casa em Petrópolis e um escritório no Rio.

?Durval nega ser laranja de Jefferson, mas tem um sócio na rádio cujo nome ele nem sequer sabe. É o empresário Edson Elias Bastos Jorge, conhecido como Boy, que toca a emissora na base eleitoral do deputado. O sorveteiro conta que, como não tinha dinheiro para comprar os equipamentos, recebeu a promessa de que, no dia em que o negócio desse lucro, levaria sua parte. Passados quase 20 anos, ele não ganhou um único tostão. Durval nem ao menos sabia que seu nome aparece como sócio de outra emissora, a Rádio Clube Vale do Paraíba, em Paraíba do Sul – mais uma cidade onde Jefferson tem base eleitoral?, diz a reportagem.

Monteiro deixou o gabinete do deputado em 1994 e no ano passado mudou-se para Unamar, distrito de Cabo Frio, na região dos Lagos, e hoje toca a Sorveteria e Pizzaria Mania, de pouco mais de 25 metros quadrados, à beira de uma estrada. Roberto Jefferson disse que ?Durval é muito trabalhador. Ele me ajudou muito, fazendo de tudo? e que, por isso, resolveu retribuir. 

Voltar ao topo