Chuvas

Já são 11 cidades em estado de emergência no RS

Subiu para onze o número de cidades do Rio Grande do Sul que estão em situação de emergência devido às chuvas que atingiram o Estado na última semana, deixando 2.231 pessoas desabrigadas e mais 2.050 desalojadas, segundo informações da Defesa Civil estadual. As cidades que já decretaram situação de emergência são Frederico Westphalen, Itaara, Victor Graeff, Ibirubá, Porto Xavier, Santa Maria, Lavras do Sul, Seberi, Ibirapuitã, Herval e Caiçara.

De acordo com a Defesa Civil, o nível de alguns rios principais que cortam o Estado estão baixando, já que parou de chover nas cabeceiras. Porém o Rio Guaíba continua subindo. Hoje ele estava 1,2 metro acima do nível normal. Os municípios banhados pelos rios Uruguai, Jacuí e Taquari também estão em estado de atenção. Em São Sebastião do Caí, a medição indicou que o nível do rio Caí está próximo de sua cota de alerta – e o trabalho de remoção das comunidades ribeirinhas já começou.

Além da interdição das seis rodovias estaduais devido a alagamentos ou à queda de barreiras, uma rodovia federal também apresenta bloqueio hoje. Segundo a Defesa Civil, a BR-116 está fechada na região de Nova Petrópolis em razão da queda de barreira desde a noite de ontem. O governo do Estado já enviou, para 18 municípios, quase 44 mil itens, entre forros de cama, cestas básicas e kits de limpeza.