Já chega a pelo menos 39 o número de mortes provocadas por desabamentos de encostas em consequência das fortes chuvas que atingem toda a região serrana do Rio de Janeiro. Somente em Teresópolis a prefeitura confirmou oficialmente 29 óbitos. Morreram oito pessoas na cidade de Friburgo e um casal de idosos em Itaipava, bairro de Petrópolis.

Em Teresópolis, os desabamentos atingiram diversas regiões urbanas e rurais. O local mais afetado, segundo a secretaria de segurança local, é o bairro de Posse, no centro da cidade, onde diversos moradores estão ilhados e aguardando a chegada de socorro. Na região rural, no bairro de Bonsucesso, às margens da rodovia BR-116, trecho entre Teresópolis e Além Paraíba (também conhecido como Rio-Bahia), os desabamentos também causaram mortes.

Três estradas que saem de Teresópolis estão interditadas. Na Teresópolis – Itaipava, a BR-495 foi fechada na altura do quilômetro 24 com a queda de mais de 200 toneladas de terra; a Teresópolis – Friburgo está interditada na altura do quilômetro 88,5 e deve demorar cerca de quatro horas para ter meia pista liberada; e há interdição ainda na BR-116, Teresópolis – Além Paraíba, na altura do bairro de Três Córregos.