Itamar recua e diz que votará em Lula e Aécio

Belo Horizonte

 – Numa visita surpresa ao Mercado Central de Belo Horizonte, o governador de Minas Gerais, Itamar Franco (sem partido), reafirmou ontem, publicamente, o apoio aos candidatos da Coligação Lula Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PL-PC do B-PCB-PMN), e a governador do Estado, Aécio Neves (PSDB). O gesto acontece uma semana depois de Itamar dizer que interromperia a campanha, pelo menos em agosto, para Lula e Neves.

O governador de Minas Gerais inaugurou no local um posto municipal de informações turísticas, acompanhado do prefeito em exercício Fernando Pimentel (PT). A região do Mercado Central é um reduto popular da capital mineira, apreciado pelos candidatos. Depois de frustar o comando da candidatura de Lula, ao adiar, na semana passada, a participação na campanha do candidato da coligação, Itamar disse que “caminhará” com ele. “Estamos com o Lula, vamos caminhar com ele e a minha expectativa é que ele possa ser o presidente da República”, afirmou.

Parte do PMDB mineiro também está articulando o apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda no primeiro turno das eleições presidenciais. O deputado federal Hélio Costa, candidato ao Senado pela sigla em Minas Gerais, e que já declarou apoio a Lula, acredita que um acordo poderá ser firmado ainda esta semana. Costa garante que a maior parte do conselho político do PMDB mineiro já se mostrou favorável à aliança, que não exigiria a renúncia de Nilmário Miranda, candidato petista ao governo do Estado.

“Indo o Newton Cardoso para o segundo turno, nós pediríamos o apoio do PT. O PMDB não vai exigir a renúncia do Nilmário. A única exigência é que, quem for para o segundo turno, terá o apoio do outro”, disse Costa, que ligou para o presidente nacional do PT, José Dirceu, tentando agendar um encontro para tratar do assunto. Até o final da tarde, porém, ele disse que não havia ainda recebido resposta.

Pimentel revelou que o assessor especial do governo do Estado Alexandre Dupeyrat – um dos mais próximos e influentes interlocutores do governador – deverá integrar a coordenação da campanha do candidato da Coligação Lula Presidente. “Nós estamos sugerindo à direção de campanha do Lula e, com certeza, será aceito pelo presidente do partido, José Dirceu, e pelo próprio Lula, que um representante do governador Itamar Franco tenha assento na coordenação-geral da campanha. Deve ser o assessor Alexandre Dupeyrat.”

Compromisso

O candidato do PSDB a governador de Minas Gerais, que não foi ao passeio pelo mercado, disse que o governador irá com ele a um compromisso público em Juiz de Fora, na Zona da Mata, na segunda-feira (05). Neves abrirá um comitê eleitoral na cidade. Itamar havia dito, na semana passada, que interromperia a participação nas campanhas de Neves e Lula por causa das dificuldades financeiras do Estado e das reivindicações, não atendidas, de um encontro de contas com a União que poderia render aos cofres de Minas Gerais R$ 2 bilhões.

Lula dialoga com empresas

São Paulo

(AE) – O candidato do PT à Presidênica da República, Luiz Inácio Lula da Silva, abriu sua palestra , na Federação das Indústrias do Comércio (Fiesp), afirmando que “não se lembra” de ter vindo anteriormente à sede da entidade. “Há anos estou esperando por esse momento. Eu não me lembro de ter vindo à Fiesp antes. O Oded (o empresário Oded Grajew, amigo de Lula e que o acompanha no evento de hoje) disse que eu vim em 1994. Se vim, foi algo que não me deixou lembranças, o que é grave”, afirmou o petista.

Lula, em seguida, lembrou que a primeira vez que se encontrou com um presidente da Fiesp foi em 1978 em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, quando ele era dirigente sindical. O candidato do PT disse aos empresários que há “mais concordâncias do que discordâncias”, entre as propostas de seu partido e as sugeridas pela Fiesp no documento “O Brasil de Todos Nós”.

Voltar ao topo