Internautas reprovam segundo turno em cidades com 60 mil habitantes

Grande maioria dos internautas que participam do fórum virtual de debates desta semana, promovido pela Rede de Participação Política do Empresariado da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), é contra a proposta que prevê segundo turno em municípios brasileiros a partir de 60 mil habitantes.

Na opinião desta parcela de participantes, alterar a legislação eleitoral aumentaria o custo da máquina pública federal. ?O custo de uma eleição é muito alto. Se tivermos mais municípios com segundo turno, as despesas aumentarão ainda mais. Não vejo nenhuma vantagem em aumentar o número de municípios para a disputa de segundo turno. Aliás, deveria ser extinta esta possibilidade de segundo turno. Ganha aquele que obtiver o maior número de votos, já no primeiro turno mesmo?, acredita o participante de Curitiba, Marcos Bettes.

A PEC apresentada na Câmara, pelo deputado Zé Geraldo (PT-BA), caso aprovada, poderia ser validada já para as eleições municipais de outubro, ocasionando um crescimento de 5,5% no número total de cidades com segundo turno, passando para 303, atualmente, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 76 das 5.564 localidades com mais de 200 mil eleitores têm segundo turno.  ?Considero que a legitimidade de representação em um cargo público executivo, somente quando se tem maioria absoluta de aprovação, no caso, mais de 51% dos votos. Somente possível com eleições em dois turnos. Considero que 60 mil eleitores um bom número e tamanho do município. Aprovo a proposta?, afirma Luiz Paulo Rover, da região de Ponta Grossa.

?Gostei deste tema. É um debate que considero fundamental para a democracia. Acredito e sonho com o dia que todos os partidos sejam obrigados a ter candidatos a prefeito, nada de conchavos. Se todos os partidos tivessem candidatos abriríamos oportunidades para surgir novas lideranças. Desta forma seria interessante ter o segundo turno nos municípios que o primeiro colocado não fizesse mais de 35% dos votos ou 15% acima do 2º colocado. Li alguns comentários e ví que tem muita gente revoltadíssimo com todos os políticos. Está na hora deles se envolverem na política e fazer diferente. Só criticar não basta, é preciso participar?, analisa o internauta de Francisco Beltrão, Saudi Mensor.

Atuante na questão política de forma apartidária, a Rede Empresarial serve de um grande fórum virtual de debates e ações propostas para que possam contribuir para uma nova política democrática no país. O tema continua em discussão até a próxima segunda-feira (28) e pode ser conferido na íntegra na página eletrônica www.redeempresarial.org.br.

Voltar ao topo