INSS reduz tempo médio para atender pedidos

O primeiro balanço do plano de ações prioritárias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi considerado positivo pelo ministro da Previdência, Luiz Marinho. Lançado em 6 de agosto, o objetivo do programa é zerar os estoques de processos, qualificar servidores e esclarecer os segurados.

De acordo com dados do ministério, em 36 dias, 51% dos 353 mil processos represados já foram analisados, dos quais 38% resultaram em benefícios concedidos e 62% em indeferimento. Outros 21 mil processos analisados no período referiam-se a recursos e revisões.

Além disso, 43% das agências têm cumprido a meta de até 30 dias para agendar um atendimento para a concessão de aposentadoria. A média nacional, antes do lançamento do plano, era de 68 dias. Em relação aos pedidos para pensão, 70% das agências estão cumprindo o objetivo. Após o atendimento nas agências, o tempo médio para concessão de benefícios está em 49 dias em todo o País, mas a meta é 45 dias.

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