São Paulo – As inscrições para a 10.ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje e vão até dia 15 do mês que vem. E podem ser feitas nas agências dos Correios ou pelo site (www.enem.inep.gov.br/inscricao). A taxa é de R$ 35, mas os alunos da rede pública são isentos.

continua após a publicidade

Dez anos depois do primeiro Enem, o exame cresceu em tamanho – foram 157.221 inscritos em 1997 e 2,8 milhões no ano passado – e em importância. ?Além de avaliar o nível dos alunos do ensino médio, se tornou o maior vestibular do País?, afirma o coordenador pedagógico da rede Objetivo, Antônio Mário Salles. ?O Enem não é obrigatório, mas como muitas faculdades usam sua nota, todo vestibulando acaba prestando.?

ProUni

Reynaldo Fernandes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pelo Enem, também reconhece o aumento da relevância da prova. ?Foi um exame que começou bem pequeno e cresceu muito rápido?, afirma. ?O Enem deu salto em 2001, quando começou a ser gratuito para a rede pública, e outro em 2005, quando passou a ser exigência do ProUni (Programa Universidade para Todos).?

O ProUni distribui bolsas parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior para alunos com renda familiar de até três salários mínimos. A nota usada para a seleção dos alunos no programa é a do Enem. Atualmente, o exame também serve para sinalizar a qualidade das escolas de ensino médio, função que não existia quando começou a ser aplicado. ?Agora que mais de 50% dos alunos matriculados prestam o Enem, o resultado pode ser usado como termômetro das escolas?, diz Fernandes.

continua após a publicidade

A prova está marcada para 26 de agosto.