Inscrição para financiamento universitário começa dia 27 de agosto

Brasília – As inscrições para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) serão realizadas de 27 de agosto a 28 de setembro. As datas estão estabelecidas em portaria do Ministério da Educação publicada nesta terça-feira (31) no Diário Oficial da União.

O Fies permite que o estudante universitário financie até 50% do valor da mensalidade, a uma taxa de juros de 3,5% ao ano para licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos tecnológicos, e 6,5% para os demais.

Quem já tem bolsa de 50% no Programa Universidade Para Todos (ProUni) também pode participar do Fies, financiando até 25% do restante da mensalidade. Neste caso, a inscrição será de 4 a 16 de outubro.

Os alunos que já são beneficiários do Fies têm até 31 de agosto para renovar os contratos referentes ao segundo semestre de 2007. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas nas páginas do MEC e do Fies na internet – onde as instituições de ensino superior poderão ter acesso ao termo de adesão a partir de amanhã (1º).

Quando lançou o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o MEC estipulou que uma das metas seria articular seus dois programas de inclusão no ensino superior (Fies e ProUni), ampliando o prazo para pagamento da mensalidade no primeiro e criando 100 mil vagas novas no segundo, com o intuito de dobrar o número de estudantes de graduação em dez anos e aumentar o número de alunos por professor.

Voltar ao topo