Inpe alerta para perigos de deslizamento no RJ

O Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), de São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), divulgou hoje um boletim com alerta para riscos de deslizamento também na Região Serrana do Rio de Janeiro. O comunicado informa que a atuação de um canal de umidade deixa hoje o tempo bastante instável no Estado.

“Há alerta, principalmente, para a Região Serrana fluminense. Devido às chuvas das últimas semanas, o solo encontra-se encharcado, logo, há riscos para deslizamentos. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), entre as 9 horas de ontem e 9 horas de hoje, foram acumulados 92 milímetros de chuva em Nova Friburgo”.

Ontem, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que esteve em visita oficial ao Inpe, disse que uma das prioridades da gestão será o investimento na previsão de desastres climáticos, como enchentes e desmoronamentos. O Inpe, vinculado ao ministério, tem como uma das atribuições a previsão do tempo e o desenvolvimento de satélites. Na visita ao instituto, Mercadante disse que a capacidade de se antecipar a desastres naturais será ampliada com o uso de um supercomputador comprado recentemente, que entrou em funcionamento no fim de 2010.