Índios invadem terras em Mato Grosso do Sul

Índios brasileiros e paraguaios estão invadindo fazendas no Mato Grosso do Sul desde a semana passada. Desde domingo, mais duas propriedades rurais foram tomadas por quase 3 mil guaranis-kaiowás, segundo a Polícia Militar de Iguatemi, na divisa com o Paraguai. Os imóveis estão em uma área de 9.400 hectares que, segundo levantamento feito pelo antropólogo da Fundação Nacional do Índio Fábio Moura, é terra indígena.

De caras pintadas, armados principalmente com arcos, flechas e tacapes (cassetetes), gritando palavras em idioma nativo, eles obrigaram os moradores das fazendas a abandonar os locais apenas com a roupa do corpo. A primeira invasão foi no dia 22, na Fazenda São Jorge, antiga Agrolak. Na madrugada de ontem, os índios ocuparam a Fazenda Mato Sujo.

Todos os imóveis são em Iguatemi, a 430 quilômetros de Campo Grande. Cerca de 2 mil índios do Paraguai montaram acampamentos nas principais entradas das fazendas São Pedro, Chaparrol, Remanso, Indianópolis e Princesa do Sul, em Iguatemi, onde fazem rituais de guerra e preparam as invasões, marcadas para esta semana.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.