Índios incendeiam unidade da Polícia Militar no Pará

Índios mundurucu incendiaram um destacamento da Polícia Militar no município de Jacareacanga (1.718 km de Belém) na madrugada de hoje.

De acordo com a Polícia Civil, após o incêndio, desapareceram duas carabinas e um revólver. Um PM foi ferido com uma flechada, mas sem gravidade.

Segundo a Polícia Civil, cerca de 50 índios participaram da ação e o prédio ficou completamente destruído.

Os policiais do município estão usando temporariamente outro imóvel da cidade. A Polícia Civil abriu inquérito para identificar os responsáveis pela ação e um reforço de PMs está a caminho de Jacareacanga.

A hipótese da polícia é que os mudurucu realizaram a ação como protesto ao latrocínio (roubo com morte) de um índio no município, no último dia 23.

Dois suspeitos de matarem o índio já estão presos.

“A reação da comunidade indígena se deu em razão da não concordância com a ordem judicial que liberou dois dos quatro suspeitos da morte de um índio, cujo corpo foi encontrado há alguns dias”, diz nota da PM.

Os mundurucu de Jacareacanga são os mesmos apontados pela Polícia Civil como uns dos responsáveis pelo quebra-quebra ocorrido no escritório do canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte, na região de Altamira (a 900 km de Belém), no último dia 16. O fato também é alvo de inquérito policial.

Voltar ao topo