O Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) lançou nesta segunda-feira, 1º, um formulário para captar informações dos ciclistas da cidade de São Paulo e, com base nos dados, traçar um perfil das pessoas que andam de bicicleta na capital paulista.

continua após a publicidade

De acordo com o pneumologista Ubiratan de Paula Santos, depois da coleta do material, o Incor poderá propor à Prefeitura e ao governo do Estado políticas públicas para tornar mais saudáveis e seguras as viagens de bike pelas vias paulistas.

“Estamos criando também um conselho, formado por pesquisadores do Incor, associações de ciclistas e órgãos públicos para, a cada dois meses, por exemplo, olhar quem são os indivíduos que estão se cadastrando, que ideias temos para aprimorar o cadastro ou que projetos de pesquisa seriam interessantes de ser iniciados a partir dos dados coletados”, diz Santos.

Um aspecto importante será determinar o grau de influência da poluição atmosférica nos ciclistas. “Os estudos mostram que o exercício, mesmo em ambientes poluídos, é favorável. Existe o efeito negativo da poluição, mas fazer exercício regularmente, orientado, o balanço é mais positivo, suprindo o efeito negativo.”

continua após a publicidade

Santos explica que em cerca de dois meses o Incor deve ter um primeiro retrato de uma parte dos ciclistas de São Paulo. “A partir disso, podemos começar a propor os primeiros protocolos de pesquisa, que demoram seis meses ou um ano.”

A ideia, explica ele, é receber o maior número de informações possível e de ciclistas da cidade inteira, não apenas de quem usa a bicicleta para o lazer.

continua após a publicidade

Batizada de Projeto Pedal, a iniciativa pode receber inscrições de qualquer interessado pelo site do Incor: www.incor.usp.br.