Incêndio desabriga 1,1 mil pessoas em SP

A secretária de Assistência Social da Prefeitura de São Paulo, Aldaíza Sposati, afirmou ontem que o incêndio na Favela Paraguai, na Vila Prudente, zona leste de São Paulo, deixou cerca de 1,1 mil pessoas desabrigadas. O número contraria a estimativa do Corpo de Bombeiros, que avaliou que sete mil pessoas tiveram suas casas atingidas pelo fogo. Uma pessoa morreu carbonizada.

“Realmente, é uma tragédia de grandes proporções. São cerca de 1,1 mil pessoas desabrigadas. Às vésperas do Natal, muitas mulheres perderam tudo. Isso comove a todos nós”, afirmou a secretária, salientando que o Corpo de Bombeiros faz apenas uma estimativa.

O incêndio começou por volta da 1h40 de ontem, provavelmente após uma explosão causada por vazamento de gás. Os bombeiros informaram que tiveram muita dificuldade para combater as chamas, que se espalharam rapidamente pelos cerca de novecentos barracos.

Segundo Aldaíza, “é muito difícil dizer quantos barracos existem na favela”. Ela informou que parte dos desabrigados foi para casa de parentes e outra levada para a Creche Esperança, que fica na Avenida Francisco Mesquita, nas proximidades da favela. A prefeita Marta Suplicy foi até a favela para prestar solidariedade aos desabrigados.

A secretária disse que as famílias que estão na creche já receberam alimentos e colchões, mas a população pode fazer doações de roupas e comida. “Foi um susto muito grande. Tudo aconteceu no escuro, muitos não sabiam nem para onde se dirigir. Estamos fazendo o máximo que o governo pode fazer”, garantiu ela. Algumas famílias querem remontar seus barracos no local da favela. Mas, segundo a secretária, os bombeiros ainda trabalham na área, fazendo o rescaldo. “Ninguém quer que as pessoas fiquem para sempre no alojamento. Mas ainda é necessário que todos os destroços sejam removidos”, acrescentou Aldaíza, lembrando que vai entrar em contato com a Secretaria de Habitação para encontrar uma solução para os desabrigados.

Voltar ao topo