São Paulo (AE) – O consumo de cigarro está caindo em todo País. No Rio pesquisa feita no ano passado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostra que 21,4% da população, 4.162.103 pessoas, fumam, contra 29,8% detectados em 1989, pela Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN). De acordo com o Inca, a redução é consistente por se dar em todas as faixas etárias, com destaque para pessoas com menos de 24 anos, na qual o consumo de cigarro caiu 21,7 pontos porcentuais. Entre 25 e 34 anos, a queda foi de 22,9 pontos.

Segundo o Inca, os dados podem ser estendidos a todo Brasil, pois em levantamentos anteriores não foram verificadas diferenças de hábito marcantes entre o Rio e outras regiões.

Entre as mulheres, no entanto, a situação é oposta. Enquanto o hábito de fumar entre os homens caiu 14,7% em 2001 em relação a 1989, chegando a 23,4%, entre as mulheres o consumo de cigarros cresceu de 3,5% para 20% nos últimos 12 anos. “Acho que é por causa da inserção das mulheres no mercado de trabalho. A competição é muito acirrada e o nível de estresse forte”, diz a pedagoga Elizabete Silveira Pereira, de 39 anos, que deixou de fumar há nove anos. “Eu era compulsiva. Fumava três carteiras de cigarro por dia”, completa.

continua após a publicidade

continua após a publicidade