![]() |
| Dom Eugênio Sales: "a igreja |
Rio – O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, dom Eugenio Sales, de 84 anos, afirmou ontem que a Igreja Católica ?não vai abençoar nem afastar? as pessoas que usam preservativos, mas buscará sempre orientar e mostrar que a abstinência sexual também é um caminho para prevenir a aids. ?A Igreja não é um carrasco?, disse o cardeal, ao desembarcar ontem pela manhã no Rio, proveniente de Roma, onde participou, sem direito a voto, do conclave que escolheu o papa Bento XVI.
Dom Eugenio Sales insistiu que o uso do preservativo ?não resolve? o problema da aids. ?A camisinha não é totalmente segura. Não posso combater o HIV com algo que não é seguro. Não vi ninguém dizer que a castidade é um caminho. Nenhum organismo oficial propõe isso?, criticou o arcebispo emérito.
Dom Eugenio afirmou que o novo papa será a ?continuidade, mas não a cópia? do pontificado de João Paulo II. Na opinião do arcebispo, Bento XVI, representante do conservadorismo católico, não vai estagnar discussões sobre temas polêmicos como combate à aids, aborto e pesquisas com células-tronco, mas, para o arcebispo, o debate deve ser feito com alguns critérios.
?Há espaço para discussão, ela nem pode ser interrompida. Deve prosseguir, mas não como as pessoas querem. Devem continuar dentro de um rumo determinado. O papa deve dar a palavra final para o povo ser orientado à luz da verdade e do Evangelho?, disse.
Dom Eugenio lembrou que, como cardeal e um dos principais auxiliares de João Paulo II, Joseph Ratzinger tinha papel muito importante no pontificado de seu antecessor. ?O que ele vai marcar é a continuidade do trabalho, em grande parte feito por ele. Ele preparava muitos documentos. Não vai mudar o que já estava fazendo. Mas tudo pode ser aperfeiçoado. Ele não vai copiar o que João Paulo II fazia?, declarou.
Encontro
Antes de embarcar para o Brasil, o cardeal teve um rápido encontro particular com o papa. ?Eu disse que ele podia contar comigo e ele pediu que rezasse por ele?, contou o cardeal. O arcebispo emérito defendeu Bento XVI e disse não ver nele um homem duro e rigoroso. ?Nunca o achei duro. Ele segue a doutrina de Jesus Cristo. A doutrina não é dele, é de Jesus Cristo e só existe este caminho. É outra pessoa, diferente do que dizem?, afirmou.
Ex-arcebispo do Rio de Janeiro, dom Eugenio não acredita que seu sucessor, dom Eusébio Scheid, ocupe algum cargo no Vaticano sob o novo pontificado. ?Achei graça quando falaram isso. Dom Eusébio me disse que viajaria para a Alemanha para visitar parentes.? Dom Eusébio, que votou no conclave, está na cidade alemã de Tholey-Theley e volta ao Brasil no início de maio.



