IGP-DI tem maior alta desde agosto de 2000

A alta do dólar, a entressafra e o reajuste de tarifas e preços administrados pelo governo levaram a inflação de 1 a 30 de junho medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) a 1,74%. Esta foi a maior alta desde agosto de 2000, quando atingiu 1,82% e surpreendeu o mercado.

Para este mês, o responsável pela pesquisa dos índices gerais de preço da Fundação Getúlio Vargas, Paulo Sidney Melo Cota, prevê que o IGP-DI seja de 1,50%, ainda alto, indicando que não haverá queda de juros este mês.

Apesar da inflação alta que já acumula 4,08% este ano, pelo IGP-DI, Cota acha possível, dependendo do comportamento do dólar, uma redução da inflação e dos juros nos meses seguintes, com o índice acumulando 5,50% em 2002.

?O que vai determinar a inflação este ano é o dólar, porque se o dólar passar de R$ 3, a inflação ficará maior que 5 50%. Mas pode ser que o dólar caia. Se cair, levará a uma queda nos preços de combustíveis e produtos agrícolas?, explicou.

Os produtos agrícolas no atacado foram os grandes responsáveis pela do IGP-DI em junho. Com a desvalorização do real e a entressafra, os produtos agrícolas no atacado aumentaram em média 4,57%. Os produtos industriais, que subiram menos, registraram em média alta de 1,74%. Isso levou o principal componente do IGP-DI, o Índice de Preços por Atacado (IPA), a uma alta de 2,50% no mês passado, a maior desde agosto de 2000.

Voltar ao topo