Identificadas três vítimas de colisão entre aeronaves em São Paulo

Três das quatro vítimas da colisão entre duas aeronaves em Santa Bárbara D’Oeste (135 km de SP), na manhã de sábado (18), já foram identificadas por familiares. Cassiano Ricardo Calligaris, 41, Voninho Souza Aguiar, 33, e Araken de Oliveira Salameni, 52, todos aeronautas.

Os corpos estavam carbonizados e foram levados para o necrotério de Americana, onde foi realizado o procedimento padrão de coleta de material para exames de DNA.

Eles estavam em duas aeronaves (prefixos PT-NKA e PT-NIR) que decolaram às 9h20 e às 9h25 do Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas. Eles seguiam para Salto de Pirapora, onde ocorreria um encontro de pilotos, de acordo com o degelado Rômulo Gobbi, da delegacia central de Santa Bárbara de D’Oeste.

Ainda segundo o delegado, a identificação da rota e das três vítimas foi possível graças ao testemunho do também aeronauta Danilo de Almeida, 40. Ele também havia decolado de Campinas com o mesmo destino, pouco depois.

 

“Ao estranhar a ausência dos colegas, Danilo buscou informações e ficou sabendo que testemunhas já tinham avisado à polícia sobre o possível acidente entre duas aeronaves em Santa Barbara D’Oeste. “Se não fosse essa testemunhas, teríamos muita dificuldade em fazer a identificação, porque faltam registros mais claros sobre este tipo de voo [particular]”, disse.

 

Outras três pessoas ouvidas pela polícia disseram ter ouvido barulho de uma colisão e, depois, visto pedaços das aeronaves caindo. Mas, segundo o delegado, ainda não é possível afirmar como as aeronaves bateram.

Os aviões caíram em um canavial, numa área rural que fica próxima ao km 125 da rodovia dos Bandeirantes. Após a queda, houve uma explosão, e o fogo se espalhou pelo canavial.

Em cinco carros, homens do Corpo de Bombeiros de Santa Bárbara D’Oeste e de Campinas conseguiram controlar o fogo.

Voltar ao topo