Ibope aponta que emprego é prioridade para 63%

Rio

  – Promover o crescimento (para 43% dos entrevistados) e o emprego (63%) é a principal prioridade do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para 2003, e o maior problema do País é o desemprego, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada hoje, que ouviu 2 mil pessoas em 145 municípios.

Apesar de liderarem a lista entre prioridades e preocupações do País, o que vinha acontecendo em outros levantamentos, o que mais chamou atenção dos analistas da CNI foi o avanço da importância dada pela população ao risco da inflação. Segundo 29% dos entrevistados, o controle do desequilíbrio do sistema monetário é a segunda principal tarefa do governo Lula, muito à frente das terceira e quarta prioridades apontadas, que foram melhorar salários (15%) e as condições sociais (10%).

Já na relação dos maiores problemas do País, as outras duas maiores dificuldades principais são a saúde e as drogas, ambas com 41% dos sondados pela pesquisa. Mas a preocupação com a inflação saltou da décima posição em que estava na sondagem do último trimestre de 2001 para o quinto lugar no levantamento e o peso da preocupação triplicou, saltando de 7% para 23%. Do ponto de vista regional, também ganhou destaque o fato de que os entorpecentes foram apontados como principal problema no País (54% dos entrevistados), além de ser uma questão muito mais citada no interior e nas cidades menores.

Voltar ao topo