Ibama se prepara para o período da Piracema no Maranhão

São Luís – O Ibama-MA está preparando um plano de ação para a fiscalização durante o período da Piracema, que passa a vigorar no próximo domingo e vai até 28 de fevereiro do próximo ano. A Piracema é o período destinado à reprodução das espécies.

A novidade este ano é que a fiscalização será em parceria com a Marinha, Exército, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar e atingirá comércios, restaurantes e feiras livres. A operação vai atingir 400 quilômetros ao longo do rio Tocantins, iniciando pelo Bico de Papagaio, no estado do Tocantins. Durante três meses está proibida a pesca com o uso de tarrafas e redes de arrasto.

Somente será liberada na época da Piracema a pesca por meio de linha com anzol e vara de molinete, porém a quantidade a ser pescada diariamente será apenas 5 quilos por pescador, sob pena de apreensão do pescado.

O Ibama alerta que quem for pego em flagrante infringindo a lei terá seus equipamentos de pesca apreendidos, será multado e ainda poderá responder a processo criminal.

Voltar ao topo