Homeopatas fazem mutirão para atender crianças com dengue

Um grupo de médicos homeopatas do Rio de Janeiro, sob a coordenação da Organização Não-Governamental (ONG) Homeopatia Ação Pelo Semelhante (HAPS), realiza domingo (13) um mutirão de atendimento a crianças com dengue internadas no Hospital  Estadual Anchieta, no Caju.

A iniciativa é do homeopata Ademar Valadares Fonseca, funcionário do hospital. Ele solicitou e obteve autorização da direção do estabelecimento para a realização do mutirão de voluntários, que reúne homeopatas ligados ou não à ONG.

Ademar Fonseca informou que os médicos conseguiram, inclusive, doações de remédios homeopáticos de algumas farmácias, que serão prescritos às crianças  após exame, de acordo com o caso indicado.

O especialista afirmou que a idéia é reforçar o atendimento que já vem sendo prestado no hospital.  ?A gente acha que a homeopatia pode contribuir, pode fazer a doença cursar de forma mais leve e rápida. Não tem por que não oferecer às crianças que estão lá internadas ? ou em qualquer lugar, desde que a gente tenha acesso, a possibilidade de um tratamento com  a homeopatia, independentemente de qualquer outro tratamento?.

Ele frisou  que  as crianças internadas não deixam  de ser acompanhadas pelos demais médicos alopatas, como já vem ocorrendo na enfermaria, recebendo hidratação. ?Tudo isso continua igual. A gente só acrescenta o tratamento da homeopatia, para fazer com que haja menos complicações. O objetivo é ajudar?.

Fonseca informou ainda que para descobrir os remédios mais indicados para os sintomas que a atual epidemia apresenta,  a ONG  fez o estudo Gênio Epidêmico da Dengue 2008, no fim de março passado, na tenda de hidratação montada pelo governo do estado no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá. 

O homeopata afirmou que a repetição do mutirão em outros hospitais que atendem pacientes com dengue  vai depender da disposição dos dirigentes e da disponibilidade dos profissionais. ?A disposição dos homeopatas do Rio para ter uma participação mais ativa  na tentativa de controle da epidemia é evidente. Os homeopatas, de maneira geral, têm ânsia por participar mais, de serem ouvidos  mais?. Ele  lembrou que a iniciativa faz parte do movimento da organização  por uma maior participação da homeopatia no setor da saúde no país.

Voltar ao topo