Homem que causou pânico deverá ser transferido em SP

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou hoje que o administrador de empresas Michel Goldfarb Costa, 35, seja transferido do 31º DP, onde está preso, para uma clínica particular. Ele é acusado de roubar carros, provocar acidentes e de ferir com tiros ao menos duas pessoas durante uma fuga alucinada em janeiro, em São Paulo.

A decisão do TJ foi baseada em um laudo pericial que apontou que Costa sofreu um surto psicótico e o classificou como inimputável – ou seja, é incapaz de responder por seus atos.

“Ele está sendo acusado de tentar matar as pessoas para roubar seus carros, o que não é verdade. Mesmo naquele momento de surto ele dizia que queria os carros para fugir. Acreditava que estava sendo perseguido por alguém que ia matá-lo”, afirma o advogado de Costa, Renato Marques Martins.

À época, quando se apresentou à polícia, o administrador afirmou que não atirou para matar. “Eu só atirei na fechadura dos carros, jamais apontei para alguém. Se acertei é porque a bala ricocheteou.”

Afirmou ainda que só atirou porque as pessoas demoravam para sair dos carros. “Eu pedia para as pessoas saírem e elas não saíam dos carros. Elas (vítimas) foram inconsequentes”, disse.

 

Além de administrador, Costa é formado em artes cênicas e vivia em um condomínio fechado em Cotia (Grande São Paulo). Sem filhos, fez cursos de tiro durante o tempo em que viveu em um kibutz em Israel.

 

Ainda não há uma data definida para a transferência de Costa. O processo criminal a que ele responde continua. “A defesa continuará a trabalhar para provar que ele nunca teve a intenção nem de roubar ninguém nem de matar ninguém”, diz Martins.

Voltar ao topo