Foto: Sebastião Moreira/Agência Estado
Partes do helicóptero foram espalhadas pela rua. Ao colidir com o solo, a aeronave explodiu.

Um acidente com um helicóptero durante inspeção na rede de alta tensão da Eletropaulo provocou ontem a morte de três pessoas e pânico entre moradores da Lapa, zona oeste de São Paulo. O Bell 206 Jet Ranger, prefixo PT-HOQ, da empresa Plana Brasil Táxi Aéreo, saiu do Campo de Marte às 13h30 Meia hora depois, estava em chamas na Rua do Curtume. Os dois passageiros eram funcionários da empresa de energia, que decidiu revelar os nomes apenas depois de avisar as famílias. Até as 20h30, só tinha sido divulgado o nome do piloto, Átila Limp da Costa Mafra, de 29 anos.

O acidente foi testemunhado por dezenas de moradores e trabalhadores, que acompanharam as tentativas do piloto de fazer um pouso forçado. A dona de casa Aparecida Alves Leite de Siqueira, de 73 anos, contou que o helicóptero se aproximou da área de lazer do condomínio Central Park Lapa, onde ela mora. Aparecida imagina que o piloto evitou pousar ali porque havia crianças brincando no local. O aparelho voltou a ganhar altitude fez uma curva e caiu.

Na Rua do Curtume, o aparelho bateu no prédio do número 101, da empresa DGT Logística. Uma das portas do Ranger parou no telhado. A cauda se enroscou na fiação, ficou pendurada e a cabine caiu na rua.

O designer José Flávio Topolski, de 23 anos, disse que ouviu um helicóptero se aproximando e, a seguir, um estrondo e estouros em postes de eletricidade. Instantes depois, a região ficou às escuras. "Havia muita fumaça preta e algumas pessoas começaram a passar mal e a chorar", contou.

Imagens

Segundo funcionários da DGT, câmeras de segurança devem ter filmado o acidente, mas não foi possível ver as imagens por causa da falta de energia. Peritos recolheram as fitas. A causa do acidente será investigada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O responsável pela segurança de vôo da Plana Brasil, Ruy Queirós afirmou que o helicóptero havia passado por manutenção recente e o piloto era treinado para trabalhos em baixa altitude. "Por enquanto, não temos idéia de qual foi o problema", disse.

O presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros, Carlos Alberto Artoni, acha mais provável ter ocorrido falha mecânica. "Com certeza, o comandante procurava um lugar para pousar. Numa cidade como São Paulo, você precisa jogar o aparelho em um rio ou numa rua."

Os dois passageiros, que estavam na casa dos 30 anos de idade, eram funcionários da Eletropaulo desde 1997. Apenas 20 pessoas na empresa têm treinamento para fazer inspeção área de rede.