Hartung elogia ação de Lula contra PMDB

Belém (AE) – O governador reeleito do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), elogiou ontem a intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que agiu para esvaziar a reunião dos governadores do PMDB, em Florianópolis. Hartung disse que  Lula ?fez um gesto correto? ao determinar que o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, ligasse para o presidente do partido, deputado Michel Temer (SP), marcando uma reunião para a próxima quarta-feira, em Brasília.

Segundo ele, antes de os governadores peemedebistas se reunirem é importante saber ?o objetivo dessa conversa? entre Lula e o presidente do partido. ?Quem inicia essa conversa é o presidente da República, agora de uma forma correta, de uma forma institucional?, disse, cobrando dos colegas uma postura de contribuição no campo programático, de buscar a retomada das reformas estruturais que o país necessita. ?A partir deste ponto de entendimento, eu acho que os governadores do PMDB têm uma contribuição a dar. Eu acho que a nossa contribuição não deve ser para discutir cargos?.

Ele repetiu que uma reunião entre os governadores peemedebistas deve ocorrer na capital federal, como uma sinalização de convergência do partido. Após encontro com o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), em Belo Horizonte, Hartung defendeu também que o partido atue para ?distensionar? as relações entre o PT e PSDB para que o Brasil possa avançar na construção de uma agenda de reformas. ?Manter a corda esticada não é bom?, disse o governador capixaba.

?O PMDB esteve no governo Fernando Henrique e deu uma colaboração importante. Esteve no primeiro governo do presidente Lula. Acho que tem uma boa relação com as duas forças políticas? destacou. O próximo ano, segundo ele, é favorável para essa distensão política entre tucanos e petistas, pois não haverá disputa eleitoral.

Aécio e Hartung sugeriram uma reunião com todos os governadores eleitos da região sudeste para discutir uma articulação regional comum nas áreas administrativa, fiscal e de segurança pública. 

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.