Haroldo de Campos morre em São Paulo

São Paulo – O poeta e ensaísta Haroldo de Campos morreu na madrugada de ontem aos 73 anos vítima de falência múltipla dos órgãos no hospital Oswaldo Cruz, onde estava internado há cerca de 10 dias. O corpo do ensaísta estava sendo velado no hospital Beneficência Portuguesa e seria cremado no Crematório da Vila Alpina às 16h. Nascido em 19 de agosto 1929 na capital paulista, Campos consagrou-se em 1956 como um dos criadores do movimento de poesia concreta junto a Augusto de Campos e Décio Pignatari.

Haroldo de Campos formou-se em direito pela Universidade de São Paulo em 1952, mesmo ano em que fundava, com Augusto de Campos e Décio Pignatari, o Grupo Noigandres, de poesia concretista. Entre 1956 e 1957, participou do lançamento oficial da poesia concreta na 1.ª Exposição Nacional de Arte Concreta, no MAM/SP e no saguão do MEC/RJ. Em 1958, publicou o plano-piloto para poesia concreta, com Augusto de Campos e Décio Pignatari.

Nos anos seguintes, trabalhou como tradutor, crítico e teórico literário, além de professor do curso de pós-graduação em comunicação e semiótica da literatura na PUC/SP. Em 1992, ganhou o Prêmio Jabuti de personalidade literária do ano. Em 1999, o Prêmio Jabuti de poesia foi conferido para seu livro “Crisantempo: No Espaço Curvo Nasce Um” (1998). Considerado o “mais barroco” dos concretistas, Haroldo de Campos tem sua obra poética intimamente ligada ao movimento. A crença em uma “crise no verso” o levou ao experimentalismo, à busca de novas formas de estruturação e sintaxe, em curtos poemas-objeto ou longos poemas em prosa.

Desde 1950, publicou mais de 30 livros, entre eles “Servidão de Passagem” (1962), “Galáxias” (1976), “Deus e o Diabo no Fausto de Goethe” (1981), “Ideograma” (1994) e “Os Nomes e os Navios, Homero, Ilíada II” (1999) e “A Máquina do Mundo Repensada”. Campos era formado em Ciências Jurídicas e Sociais e doutor em Letras. O ensaísta construiu uma carreira baseada em estudos no exterior, como leitor junto à Cátedra de Filosofia na Universidade de Stuttgart, na Alemanha, e como professor visitante nas universidades do Texas e Yale, nos Estados Unidos. Haroldo de Campos deu aulas de pós-graduação em Semiótica e Literatura na PUC de São Paulo, onde era professor emérito desde 1990.

Era poeta, tradutor de poesia e literatura e ensaísta. Recebeu diversos prêmios, incluindo cinco Jabuti, o principal de literatura no Brasil. Compôs ainda vários CDs, como “O Paulista Adora Paulista”, juntamente com Péricles Cavalcanti e participou, entre outros, do álbum “Circuladô”, de Cateano Veloso, em 1991.

Voltar ao topo