Grupo de Ciro Gomes está rachando em Alagoas

A Frente Trabalhista (PPS, PTB e PDT), que tem como candidato a presidente o ex-ministro Ciro Gomes (PPS), está rachada em Alagoas. O motivo é a candidatura do ex-presidente Fernando Collor de Mello ao governo de Alagoas pelo PRTB. Dos três partidos que formam a coligação nacional de Ciro, apenas o PTB apoia Collor. O PDT lançou o vice-governador Geraldo Sampaio ao governo do Estado, e o PPS –embora faça parte da coligação de Collor, não vota e nem trabalha para o ex-presidente.

Para não ser prejudicado pela crise provocada pela rejeição que seu nome causa em nível nacional, Collor transformou a Frente Trabalhista em ?Frente de Oposição? e ampliou o número de partidos da sua base de sustentação. Passou a contar também com o apoio do PFL de deputado federal José Thomaz Nonô, presidente da Comissão de Ética da Câmara e do PPB do deputado federal Augusto Farias, irmão do seu ex-tesoureiro, PC Farias, morto em circunstâncias misteriosas em junho de 1995.

O presidente regional do PPS, jornalista Anivaldo Miranda , rebateu as críticas sobre a participação do partido na coligação de Collor, colocando a culpa da verticalização eleitoral imposta pela Justiça Eleitoral. ?Se o PPS estivesse livre para se coligar com quem quisesse, teríamos escolhido a candidatura Heloísa Helena ao governo do Estado, mas infelizmente ela foi vítima desse mesmo casuísmo eleitoral?, revelou Miranda, referindo-se a renúncia da senadora, motivada pela aliança PT/PL.

Miranda disse que se a direção nacional do PPS decidir intervir no partido em Alagoas, haverá reação. ?Não aceitamos esse tipo de intervenção?, afirmou o jornalista, acrescentando porém, que não acredita nessa possibilidade. ?Até porque a direção nacional, conforme declaração do senador Roberto Freire (PPS/PE)  já entendeu a situação de Alagoas?, completou Miranda, reafirmando que embora o partido faça parte da coligação de Collor, não vota nele e nem pede voto para ele.

O ex-presidente Collor, que viajou pela manhã para o município de Olivença, no sertão alagoano, não quis comentar a polêmica envolvendo a participação do PPS de Alagoas na sua coligação. Seus assessores disseram que Collor prefere não falar nesse assunto, até porque o partido dele não tem candidato a presidente. Segundo o presidente regional do PRTB, Elionaldo Magalhães, a preocupação de Collor, no momento, é Alagoas. ?Por enquanto nosso palanque é regional?, concluiu.

Voltar ao topo