Greve dos eletricitários pode atrasar serviços de manutenção

A greve dos eletricitários iniciada à meia-noite de hoje (4) deve se estender, pelo menos, durante o dia de amanhã (5), quando lideranças sindicais tentam uma nova negociação com o Fórum de Dirigentes do Sistema Eletrobrás, coordenado pelo presidente da estatal, Altino Ventura Filho.

A continuidade da greve não deve comprometer o abastecimento de energia, segundo os líderes dos trabalhadores, mas pode atrasar serviços de manutenção e reparos.

Será mantido um número mínimo de funcionários em todas as empresas para serviços emergenciais. Tanto a Eletrobrás quanto o Sindicato das Indústrias de Energia (Sinergia) se recusaram hoje (4) a comentar a greve.

Segundo a assessoria de imprensa do Sistema Eletrobrás, as empresas consideram as negociações encerradas e vão descontar os dias não trabalhados dos grevistas.

De acordo com balanço da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Energia Elétrica, pelo menos 15 mil dos 22 mil trabalhadores em todo o País aderiram à greve. Segundo dados dos sindicatos, estão paradas as unidades ligadas a Furnas, Chesf e Eletronorte, que abastecem as regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Também pararam as unidades da Eletronuclear e o Centro de Pesquisas em Energia Elétrica (Cepel), no Rio. A Eletrosul chegou a aderir à greve, mas retomou o trabalho na tarde de hoje.

Voltar ao topo