Greve de motoristas causa tumulto em Recife

A greve por melhores salários de motoristas e cobradores de ônibus, iniciada hoje na região metropolitana de Recife (PE), provocou tumulto e depredações pela manhã em ao menos um terminal de passageiros.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, que administra o sistema, às 6h, usuários revoltados com a falta de ônibus fecharam por uma hora o terminal de Igarassu (a 30 km de Recife) e depredaram um número ainda não contabilizado de veículos.

Em outros pontos, o movimento também foi intenso pela manhã, mas não houve registro de tumulto.

As empresas remanejaram veículos das linhas menos utilizadas para as de maior fluxo e contrataram funcionários temporários para ocupar as vagas dos grevistas.

A greve, por tempo indeterminado, afeta cerca de 2 milhões de usuários que utilizam diariamente o transporte coletivo na região metropolitana.

No final da manhã, 53% da frota de 3.000 ônibus circulavam nas ruas, segundo o Grande Recife. Os grevistas calculavam a adesão em cerca de 60%.

Os 15 mil motoristas, cobradores e fiscais das 18 linhas que atendem os 14 municípios da região metropolitana de Recife reivindicam aumento salarial de 30%, a partir de junho, data-base da categoria.

As empresas, que ofereciam inicialmente 4%, elevaram sua oferta para 4,5% e, depois, para 7,5%, sem sucesso.

Patrões e empregados se reunirão hoje novamente para mais uma tentativa de acordo, na DRT (Delegacia Regional do Trabalho).