Grafiteiros vão ilustrar tapumes de obra de Viracopos

A concessionária Aeroportos Brasil decidiu grafitar os tapumes que cercam as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A concessionária abriu inscrições para grafiteiros da região metropolitana de Campinas que queiram participar do projeto. “É uma ótima oportunidade para resgatarmos o grafite em Campinas, dando visibilidade para os artistas da antiga e também para apresentar o trabalho dos novos grafiteiros que foram surgindo, em uma fase em que esse tipo de arte ficou um pouco marginalizada na cidade”, afirma o grafiteiro Edson Xis, que assina suas obras como Negros.

Até o dia 28 de janeiro artistas das cidades da região poderão se cadastrar pela internet para participar do projeto “Viracopos Graffiti”, que acontecerá dia 3 de fevereiro. Os grafiteiros podem se inscrever individualmente ou em grupos de até dez pessoas.

Com o tema “Viracopos, um aeroporto em movimento” – slogan da concessionária, por causa das obras que vão elevar a capacidade do terminal dos atuais 7 milhões de passageiros por ano para 14 milhões de passageiros/ano até 2014 -, os artistas terão espaços iguais nos tapumes brancos que já começaram a ser instalados em todo o espaço aeroportuário.

Cada participante receberá da concessionária, além do material para a execução das peças, como tinta e equipamentos de proteção, um cachê artístico de valor ainda não divulgado. Para o dia 3, quando serão executadas as pinturas, haverá apresentações de grupos de dança de rua, hip-hop e DJs.

“O grafite já foi forte em Campinas, mas a falta de espaços, de incentivo do governo e o alto preço das tintas dificulta muita”, conta Xis. O artista, que já se inscreveu na mostra, afirmou que outros grafiteiros da região vão poder ter a oportunidade de mostrar sua arte em um local de alta visibilidade e movimentação. Os interessados podem se cadastrar pelo site www.viracopos.com/graffiti.html até dia 28 de janeiro. As inscrições podem ser individuais ou em grupos de até dez integrantes.