Governo se recusa avincular PIB ao mínimo

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), afirmou, depois de reunião com o ministro do Planejamento, Guido Mantega, que a área econômica está irredutível em relação à proposta incluída por ele, no relatório da LDO, de vincular os aumentos dos salários mínimos a partir de 2005 à evolução do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo Garibaldi, o governo não quer se comprometer com nenhuma política de recomposição do salário mínimo enquanto o déficit da previdência não for significamente reduzido. Mesmo a proposta do senador de criar uma trava de segurança, que limitaria os aumentos do mínimo ao não-crescimento do déficit da Previdência, não está sendo aceita pela equipe econômica.

Garibaldi já cedeu em dois pontos polêmicos de seu parecer: manteve os investimentos prioritários da LDO entre as despesas que podem ser contigenciadas e deve reduzir a proporção da receita da Cide obrigatoriamente vinculada a investimentos de infra-estrutura e transporte de 71% como previsto originalmente em seu relatório.

Voltar ao topo