Governo recebe sugestões para saúde do homem

Como convencer o homem de que a prevenção é o melhor caminho para viver mais e com qualidade de vida: o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), quer dividir este desafio com toda a sociedade e abriu, nesta quarta-feira (10), prazo de 20 dias para que os diferentes segmentos participem da Consulta Pública nº 9 com sua opinião sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. O intuito do ministério é promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do país para reduzir a morbidade e mortalidade dessa população, facilitando o acesso a ações e serviços de assistência integral.

O teor da proposta pode ser conhecido no site do Ministério da Saúde. No documento-base – Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (princípios e diretrizes) – divulgado na internet, o Ministério da Saúde relaciona das diretrizes e quais deverão ser as principais responsabilidades da União, dos estados e municípios na oferta de serviços voltados à melhoria das condições de saúde da população masculina. Entre os diversos objetivos, está o de implantar e estimular, nos serviços públicos e privados, uma rede de atenção à saúde do homem. Ampliar, por meio da educação, o acesso dos homens às informações sobre as medidas preventivas contra os agravos e enfermidades que afetam a população masculina, destacando seus direitos sexuais e reprodutivos.

A proposta do ministério prevê ainda a atenção integral à saúde do homem nas populações indígenas, negras, quilombolas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, trabalhadores rurais, deficientes, em situação de risco e carcerária, desenvolvendo estratégias voltadas para a promoção da equidade para distintos grupos sociais.