Governo quer R$ 3 bilhões por 49% das ações da Infraero

O governo planeja arrecadar R$ 3 bilhões com a venda de 49% das ações da Infraero, quando o capital da empresa for vendido em bolsas de valores. Esse é o valor com o qual trabalha a equipe econômica e já foi comunicado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes, no entanto, o governo terá de enviar ao Congresso um projeto de lei destinado a abrir o capital da estatal ao setor privado.

Segundo um auxiliar de Lula, a nova Infraero funcionará nos moldes do Banco do Brasil e da Petrobrás, controladas pelo governo, mas com ações vendidas para grandes e, principalmente, pequenos poupadores. O governo prevê que as ações serão muito valorizadas, visto que se trata de um monopólio que administra aeroportos e shoppings montados neles, além de receber uma taxa de todos os passageiros.

A pulverização das ações da Infraero nas bolsas de valores é a alternativa que o governo tem para buscar mais recursos para investimentos no setor aéreo. Atualmente, 90% do capital da Infraero pertence ao governo e 10% ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Voltar ao topo