Governo quer que Patrus seja candidato em Belo Horizonte

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, é o nome que o PT e o governo querem para ser candidato a prefeito de Belo Horizonte e resolver o impasse em que se transformou a disputa em Minas, por causa do namoro com o PSDB. Na tentativa de encontrar uma solução para o imbróglio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou as rédeas do processo e chamou em seu gabinete no Palácio do Planalto Patrus e os ministros Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência) e Hélio Costa (Comunicações), além do vice-presidente José Alencar. Com quatro mineiros na sala, Lula mostrou desconforto com a divisão da base aliada em Belo Horizonte e disse que era preciso procurar uma ?saída?.

O encontro foi o primeiro passo de uma articulação política que tem o objetivo de convencer Patrus a ser candidato. O ministro, que já foi prefeito de Belo Horizonte de 1993 a 1996 ainda resiste. Um dia depois da reunião do Diretório Nacional do PT, que acendeu o sinal amarelo e criou dificuldades para a aliança com o PSDB do governador Aécio Neves, Lula quis ouvir Alencar e os ministros mineiros sobre a melhor forma de contornar a crise e pacificar a base.

Segundo relato de participantes do encontro, o presidente disse que a questão não é apenas de quem tem controle ou não do diretório. Considera que é preciso encontrar o entendimento para não deixar seqüelas no meio do caminho. Atualmente, os partidos que apóiam o governo Lula têm seis pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, incluindo Márcio Lacerda (PSB), secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Aécio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.