Agricultura

Governo permite o registro de mais 51 agrotóxicos no Brasil, totalizando 262 só neste ano!

Foi publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira (22) a liberação de mais 51 registros para agrotóxicos no Brasil. Com isso, chega a 262 o número de pesticidas liberados só em 2019 para a agricultura no país. Entre eles está o sulfoxaflor, que controla insetos que atacam frutas e grãos. Este produto, por exemplo, é relacionado com a redução de enxames de abelhas.

Além da liberação dos registros, foram permitidos 7 novos produtos, sendo que seis destes têm o sulfoxaflor em sua composição.

Segundo o Ministério da Agricultura, porém, o uso do inseticida no Brasil deverá seguir as orientações estabelecidas pelo Ibama para a mitigação de risco para insetos polinizadores como, por exemplo, a restrição de aplicação em períodos de floração das culturas, o estabelecimento de dosagens máximas do produto e de distâncias mínimas de aplicação em relação à bordadura para a proteção de abelhas não-apis.

Altamente tóxicos!

Segundo o Greenpeace, 32% destes produtos são proibidos na União Europeia. Além disso, 18 dos pesticidas liberados pelo governo federal por meio desta publicação, são altamente ou extremamente tóxicos.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!