Governo lança R$ 600 milhões para transporte escolar

O governo federal lança amanhã mais uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o programa Caminhos da Escola de transporte escolar. Serão investidos R$ 600 milhões em linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que prefeituras, Estados e micro-empresários possam comprar ônibus, vans e embarcações para serem usadas exclusivamente no transporte escolar.

Os veículos terão uma padronização, tanto em normas de segurança pedidas pelo governo ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), quando na aparência. Pintados de amarelo e preto, com a palavra "Escolar" escrita dos lados, os ônibus lembram os tradicionais veículos escolares dos Estados Unidos. A padronização na aparência foi um pedido do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disse ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que gostaria de ver o Brasil com um sistema semelhante para atender as crianças.

Os recursos reservados a municípios e Estados são exclusivamente para compra de veículos para transporte de alunos da zona rural, cerca de 8,4 milhões de estudantes. Será, na verdade, o Ministério da Educação – através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – que fará um pregão eletrônico nacional para a compra, calculada em 300 mil veículos novos.

Voltar ao topo