Governo inicia controle eletrônico da produção de álcool

O governo passará a monitorar a produção de álcool e açúcar das 370 usinas e destilarias do País a partir da próxima sexta-feira (1º de fevereiro), quando começa a operar o Sistema de Acompanhamento da Produção Canavieira (SapCana). As unidades produtoras de açúcar e álcool terão de informar, quinzenalmente, ao Ministério da Agricultura as movimentações dos dois produtos derivados da cana-de-açúcar.

O coordenador-geral de Açúcar e Álcool, da Secretaria de Produção e Agroenergia, Cid Caldas, explica que o sistema recebe em tempo real, as informações sobre produção, saídas e estoques de açúcar e álcool de todas as usinas do Brasil, que estão concentradas no Centro-Sul e no Nordeste. Cada unidade produtora tem uma senha de acesso direto ao sistema na página de internet do Ministério da Agricultura.

"O SapCana possibilitará ao governo melhor gerenciamento dos estoques, principalmente de álcool combustível, de modo a garantir o abastecimento do mercado interno", afirma Caldas. O Ministério da Agricultura irá repassar os dados à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio de convênio. Como a ANP acompanha a comercialização do produto após a saída da usina, a agência poderá cruzar as informações do SapCana com os números de comercialização informados pelas distribuidoras de combustíveis.

Voltar ao topo