Governo estuda liberar exploração de urânio, afirma Lobão

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou nesta sexta-feira (16) que "está na pauta do governo" a discussão sobre a eventual abertura do mercado de exploração de urânio à iniciativa privada. Atualmente, a União tem o monopólio da mineração de urânio. Na quarta-feira (14), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados rejeitou proposta de abertura desse mercado.

"O governo tem interesse nesse assunto", disse Lobão, em entrevista à Agência Estado por telefone, de Lima (Peru). "Como caminhamos para aumentar a participação da energia nuclear (no sistema de produção de energia), temos que agilizar o processo de urânio", acrescentou. O ministro afirmou que a mineradora Vale tem "know how (conhecimento) no assunto", porque explora urânio em outros países.

Jirau

Lobão disse ainda que está "absolutamente otimista" em relação aos resultados do leilão da usina hidrelétrica de Jirau (Rondônia), marcado para a próxima segunda-feira. "Acho que vamos ter uma disputa acirrada entre os dois consórcios", declarou.

Voltar ao topo