Governo distribuirá uniformes para alunos de escolas públicas

Brasília – A partir do ano que vem, o Ministério da Educação distribuirá uniformes para alunos do ensino fundamental da rede pública da 1ª à 8ª séries. O projeto piloto começará pelos municípios localizados em regiões mais carentes, que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Serão entregues no início do ano letivo 500 mil uniformes.

O kit é composto por 12 itens: camiseta, bermuda, saia, conjunto de três peças para educação física, um par de meias, um tênis, um agasalho, que será distribuído aos alunos que estudam em regiões frias, e uma bolsa ou mochila. O uniforme será nas cores azul marinho e branco, com a bandeira do Brasil desenhada nas peças.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Educação, Rubem Fonseca, a iniciativa vai contribuir para a melhoria da qualidade de ensino porque mexerá diretamente com a auto-estima da criança. ?Em muitos locais, ainda existem crianças que vão descalças para a escola, isso não é dignidade?, afirmou.

Para garantir que cada criança receba o uniforme de acordo com o seu tamanho, o Ministério da Educação elaborou uma planilha baseada nos dados escolares desse ano com a quantidade de peças de cada item que serão adquiridas, já definindo os tamanhos e o número de peças por sexo.

Até o dia 17, o ministério vai lançar o edital de licitação. De acordo com Rubem Fonseca, a licitação será por item do kit. As empresas vencedoras fornecerão as peças para os municípios através dos Correios, que por sua vez entregarão os uniformes para as escolas da cidade. Fonseca explicou que a escola é que vai uniformizar as crianças.

Para a produção dos 500 mil kits, o Ministério da Educação vai investir R$ 25 milhões, com recursos do próprio orçamento do ministério.

Voltar ao topo