Governo decreta emergência em 45 cidades do ES

O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em 45 municípios do Estado do Espírito Santo, segundo Portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 24. A situação de emergência foi reconhecida por meio de procedimento sumário em razão das chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias.

Conforme o Ministério da Integração Nacional, situação de emergência é uma situação anormal, decretada em razão de desastre que, embora não excedendo a capacidade inicial de resposta do município ou do Estado atingido, requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.

Estão na lista os seguintes municípios: Afonso Cláudio, Águia Branca, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Em outra portaria, o ministério reconhece também situação de emergência em três municípios baianos (Boa Nova, Sardoá, Valença), dois municípios mineiros (Glaucilândia, Mathias Lobato), dois municípios do Rio de Janeiro (Mesquita e Nova Iguaçu) e em Putinga (RS).