Governo anuncia restrições para cartões corporativos

O Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, anunciou nesta quinta-feira (31) mudanças no procedimento do uso de cartões corporativos por ministros e membros do governo federal. Dentre as mudanças, está a limitação do saque de dinheiro na boca do caixa a 30% do limite do cartão, e ainda sim somente em situações especiais que terão de ser justificadas pelos ministros. O pagamento de diárias de hotéis com o cartão e a compra de passagens aéreas foram proibidos e só poderão ser feitos por agências de viagem, já contratadas por cada órgão por licitação.

Quanto ao pagamento de refeição a autoridades estrangeiras em visita ao País, o ministro da Controladoria Geral da União (CGU) Jorge Hage, esclareceu que a lei não permite essa possibilidade embora não considere condenável esse procedimento. "Não pude pagar almoço deles (numa referência a uma comitiva estrangeira), paciência, não pode, precisa de uma norma que autorize", afirmou Hage na entrevista.

Jorge Hage respondeu também sobre o pagamento de bebida alcoólicas e jóias, destacando que o governo irá detalhar cada vez mais as normas do uso devido desses cartões. "São milhares de informações que recebemos todos os dias", disse.

Voltar ao topo