Governador de Rondônia dificulta combate ao desmatamento, diz ministra

Brasília – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, classificou o governador de Rondônia, Ivo Cassol, como o gestor estadual que mais dificulta o combate ao desmatamento no país. ?É fato que ele é o governador com quem nós temos mais dificuldades de trabalhar nas ações de combate ao desmatamento e combate ao uso ilegal das áreas protegidas; tanto as áreas federais quanto as áreas estaduais?, afirmou nesta sexta-feira (25) em entrevista coletiva no Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Na última quarta-feira (23), o governador ordenou a retirada de reforço policial que dava suporte a uma operação de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nos municípios de Machadinho D´Oeste e Cujubim, próximos da capital do estado, Porto Velho. A ação acabou sendo suspensa.

A atividade, que também contaria com agentes das polícias civil e militar do estado, teria como objetivo combater o desmatamento irregular e apreender madeira extraída ilegalmente na região, além de vistorias de planos de manejo, em conjunto com o governo do estado.

?É fato que ele retirou o contingente da PM que estava dando suporte à operação, ele que deu a ordem?, destacou Marina. Cassol reconheceu ter ordenado a saída dos policiais e argumentou que os fiscais do Ibama ?querem desestabilizar o estado de Rondônia para acobertar o Pará, o Acre e outros estados?.

Procurada pela Agência Brasil, a assessoria de imprensa do governador afirmou que a resposta à crítica feita pela ministra está em uma nota publicada na agência de notícias do estado. De acordo com o texto, o governador considera o estado uma ?vítima? e afirma que, em 2004, pediu veículos para fiscalização ambiental e não foi atendido nem com ?uma carroça?.

Voltar ao topo