Goiás e Distrito Federal intensificam vacinação nas áreas rurais

Brasília – O estado de Goiás e o Distrito Federal (DF) intensificaram a vacinação contra febre amarela nas áreas rurais. No DF, segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde, Joaquim Barros, cerca de 10.500 pessoas já foram vacinadas nessas regiões desde que o trabalho intensificado de imunização contra a doença começou, no dia 29 de dezembro.

?Equipes volantes da vigilância epidemiológica têm se deslocado para onde quer que exista mata?, disse o subsecretário.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Goiás informou que o estado intensificou a vacinação com campanhas educativas e com a disponibilização de mais vacinas e agentes para visitas nas áreas rurais.

De acordo com a assessoria, o trabalho voltado mais fortemente para essa áreas ? onde podem estar focos do mosquito transmissor da doença ? começou também em dezembro, com as primeiras notificações de suspeita de febre amarela.

Já as secretarias de Saúde dos outros estados localizados nas áreas endêmicas ? Regiões Norte e Centro-Oeste ? informaram que não há campanha específica de vacinação contra a febre amarela, apenas a vacinação rotineira.

Em Mato Grosso e no Acre, as secretarias estaduais de Saúde informaram que a cobertura vacinal é tão alta que passa dos 100% – porque os estados ficam em regiões de fronteira e acabam vacinando também pessoas de outros estados e países.

Não foi possível entrar em contato com as secretarias de Saúde do Pará, Maranhão e Bahia.

Voltar ao topo