Gil recua e aceita ser ministro da Cultura

Depois de afirmar que não conseguiria viver com o salário de R$ 8 mil de ministro, o cantor e compositor Gilberto Gil aceitou o convite para ser ministro da Cultura no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita em uma entrevista coletiva após uma reunião com a Executiva do PV.

Gil disse que deverá diminuir o número de shows que estavam marcados para poder conciliar sua agenda com as responsabilidades da pasta que assumirá. O cantor condicionou sua participação no governo Lula à possibilidade de conciliar sua atual atividade de músico com a de ministro. O cantor afirmou que levou a questão ao presidente eleito. “Acho que a tradição natural indica que eu poderei conciliar as duas coisas.”

O cantor afirmou que obteve de Lula a autorização para fazer, por ano, 25% dos shows que faz atualmente. Este ano, acrescentou, fez cem. Depois de anunciar que aceitou o convite de Lula para assumir o Ministério da Cultura, Gil disse que “política e administração também são artes” e que o ministério é, para ele, “mais um palco”.

Gil afirmou que a negociação para fazer shows surgiu da necessidade de aumentar seus ganhos, pois cerca de 20 a 30 pessoas dependem do trabalho dele, entre músicos e funcionários da produtora. Ele afirmou que não conversou com Frei Betto, que criticou a indicação do seu nome para o cargo, mas que está aberto para conversar com ele caso seja procurado.

Gil disse ainda que convidou o ator Sérgio Mamberti, um petista histórico, a participar do ministério. O futuro ministro da Cultura sugeriu ainda a Lula que ofereça ao PV, partido ao qual é filiado, cargos no Ministério do Meio Ambiente, que funciona no mesmo prédio do Ministério da Cultura. Alfredo Sirkis (PV-RJ) afirmou que as equipes poderão trabalhar integradas se tiver pessoas do partido nos dois ministérios.

Esportes

Lula pretende ainda que o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP) assuma o Ministério dos Esportes. O petista, no entanto, ainda aguarda decisão do PCdoB, que tem resistido em aceitar a pasta.

E o futuro ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, deputado José Dirceu (PT-SP), confirmou que o anúncio dos demais integrantes do ministério de Lula será feito amanhã.

Decepção como vereador

Salvador

(AE) – Na única vez em que se elegeu vereador em Salvador, Gilberto Passos Gil Moreira foi um ótimo cantor e compositor. Famoso pelas belas canções e por se ausentar da Câmara Municipal para cumprir a sempre extensa agenda de shows, Gil causou decepção em eleitores – ele foi eleito por 11.111 votos, que lhe garantiram o primeiro lugar entre os candidatos a vereador para o período de 1989 a 1993.

A falta de projetos em contraste com o excesso de pedidos de licença para apresentações no Brasil e no exterior marcou tanto a trajetória dele como político que a notícia da confirmação como ministro da Cultura foi recebida com ressalvas em Salvador na tarde de ontem.

Voltar ao topo