Genro defende Meirelles contra PL

Rio – O ministro da Educação, Tarso Genro, considerou as declarações do presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto, contra o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, uma “posição equívoca de um partido aliado”. Segundo o ministro, o governo tem que saber trabalhar politicamente essa ansiedade. “É uma sinalização dentro da base aliada que não é positiva.”

Embora reconheça que o PL é um partido que ajudou o presidente Lula a ganhar a eleição e por isso tem responsabilidade de governo, o ministro acredita que tudo será negociado politicamente. “Essa posição dura vai refluir”, acredita.

Tarso Genro disse que as declarações são fortes, mas o governo não pode responder no mesmo padrão. “Um líder político, isoladamente, dizer uma frase deste tipo, é até tolerável dentro do processo democrático e é um aceno duro para o diálogo. Agora, o governo não pode responder no mesmo padrão, porque temos responsabilidade com a governabilidade e com um projeto de país definido nas eleições. Temos que agir com sensatez e diálogo.”

O ministro afirmou que o fato das declarações terem sido às vésperas de decisão do Copom, significa uma tensão política normal, porque toda a sociedade quer que os juros diminuam. Disse, no entanto, que isso tem que ser feito de maneira responsável e adequada para não causar instabilidade nas relações globais.

“O trabalho ponderado que vem sendo feito pelo Copom tem que ser compreendido, na verdade, como um esforço de estabilidade”, disse.

Voltar ao topo